Ganhe massa muscular e perca gordura corporal, dormindo mais e melhor!
Se você tem 30 anos, você passou 10 anos dormindo, ou seja, um terço da sua vida dormindo (dormindo entre 8 a 9 horas diárias).
Você acha tempo perdido ou insignificante?
Pois está iludido, o nosso corpo pode estar em estado de vigília, mas não parado; pelo contrário, o cérebro está em ação, preparando você para recuperação e para o dia seguinte com uma intensa atividade fisiológica e psíquica.
Alguns exemplos: produção de hormônios e outras substâncias necessárias à reparação e preparação do organismo para o dia seguinte; aumento e/ou reposição de glicose nos depósitos de glicogênio muscular e fígado, após atividade física diária, podendo triplicar ao longo do sono; motilidade gastrointestinal, diminuindo a prisão de ventre; síntese muscular, óssea e vários tipos de células ocorrem em maior quantidade ao longo do sono.
Durma de 8 a 9 horas e 30 minutos após o almoço para aproveitar ao máximo os micro e macronutrientes na síntese muscular.
A síntese de leptina que promove a saciedade e a queima da gordura é elevada em sono profundo.
O equilíbrio do apetite também está ligado ao sono, pois é quando se está dormindo, é liberada a maior quantidade de leptina, cuja ação no sistema nervoso central promove a redução da ingestão de alimentos, o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e incrementar o metabolismo de glicose e de gorduras.
O sono age contra o envelhecimento e desgaste do organismo.
Ao longo do sono, o organismo libera as Inter leucinas, que são proteínas naturais que ativam os linfócitos, grupos integrantes dos sistemas imunológicos do corpo, elevando as defesas do organismo.
O “sono ruim” ou falta de horas de sono podem levar a diminuição da memória e atenção, como também leva ao aumento da ansiedade e hiperatividade por desequilíbrio na produção de cortisol na falta de horas regulares de sono e sua qualidade.
Você deseja melhorar seu sono? Quer perder tecido gorduroso e ganhar massa muscular?
Leia outros Artigos na Nutrição do DOJJO sobre o sono e a relação direta com o seu Estado Nutricional e sua qualidade de vida. Com receitas com passo a passo para a preparação de chás indicados para melhorar a qualidade do sono e fortificar seu sistema nervoso e digestivo.
Cintia BIEHL, Ph.D.
Foi Atleta de Atletismo e Basquete da Seleção Gaúcha e Brasileira; Doutorado em Ciências do Movimento Humano – UFRGS; Doutorado en Filosofia y Ciências de la Educación-Universidad de Barcelona; Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – UFRGS; Bacharelado em Nutrição – IMEC; Curso de Gastronomia "Le Cordon Bleu" – Paris; Cinco Prêmios Científicos Literários na Europa e Brasil; Integrante do Comite Olimpico de Barcelona-COB; Integrante de Comissões Técnicas de Federações e onfederações/COB; Integrante da Organização do Mundial de Futebol/Coca-Cola & FIFA; Integrante do Comite Olimpico Brasileiro/COB; Integrante de Comissões Técnicas do INEP-MEC; Ao longo de mais 40 anos de profissão, trabalhou com mais de 3.000 Atletas e Desportistas. Endereço para acessar o Curriculum Vitae na Plataforma Lattes – CNPq: http: lattes.cnpq.br/8840980543964280