Gordurinhas inteligentes que melhoram sua performance física e mental.
Você sabia que as gordurinhas/lipídios que estão nos alimentos e as que estão armazenadas na composição corporal do seu corpo são essenciais ??
Sim, se fazem necessárias em qualidade e quantidade … sem elas, você terá problemas na performance física e mental, hormonal, além de perda de massa muscular, falta das regras nas mulheres, aumento de infecções e, ainda, a pele pode descamar e coçar, cicatrização de feridas prejudicadas, carência de vitaminas lipossolúveis e minerais, diminuição de imunidade, diminuição do crescimento em crianças e adolescentes, podendo até adquirir várias patologias, inclusive alguns tipos de câncer, diminuição da performance em atletas, desportistas e sedentários, entre outros.
O importante é você reconhecer que existem as gordurinhas/lipídios que são maus e outros que são bons!
Para que você possa reestruturar sua alimentação o quanto antes, vou simplificar em dois tipos:
*As “gordurinhas más” são as saturadas e trans;
*As “gordurinhas boas e/ou inteligentes” são as poli-insaturadas (ácidos graxos essenciais) e mono-insaturadas (não são essenciais por que nosso metabolismo sintetiza);
Que tal falarmos sobre as “gordurinhas boas” que incrementam e sustentam nossa performance física e mental ?
Elas são as poli-insaturadas, que se faz necessário ingerir na alimentação porque nosso metabolismo não sintetiza os ácidos graxos essenciais. Que vou chamar de “família” ômega-3 (ácido alfa – linolênico) e “família” ômega–6 (ácido linoleico).
A “família” ômega-3 tem derivação para ácido eicosapentanoico (EPA) e ácido docosa-hexanoico (DHA) que estão em moda e podem ser encontrados nos peixes de água fria (sardinha, salmão, atum, cavala), óleos de linhaça / canola/ cânhamo/ açafrão/ peixe/caroço de uva/soja.
A recomendação de ômega-3 para Mulheres é de 1,1g/dia e Homens 1,6g/dia. Em geral as avelãs, castanha do Pará e de caju, nozes possuem 2,6g de ômega-3 por cada 30 gramas.
Quantidade em gramas de Ácido Graxo Ômega-3 porção de 90g de peixe:
Salmão 1,9 g |
Anchova 1,8g |
Sardinha 1,5g |
Truta 1,2g |
Robalo 0,9g |
Atum 0,8g |
Dourado 0,4g |
Pescada 0,3g |
Merluza 0,3g |
Outra “família” maravilhosa, a ômega-6, que apresenta derivação para ácido araquidônico, pode ser encontrada em grande quantidade nos óleos de girassol/milho, carnes de peixes e carnes vermelha (aves, javali, vaca, etc). A recomendação para Mulheres é de 1,4g/dia e Homens 1,9g/dia.
Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados em grande quantidade no azeite de oliva/ coco/ amendoim/canola e outras fontes vegetais. Deve ser lembrado que vegetais não contem colesterol.
A recomendação é que 60% dos lipídios ingeridos/dia seja de lipídio monoinsaturado.
Muito cuidado com suplementos destes ácidos graxos!
A suplementação deve ser monitorada em termos de quantidade, qualidade e tempo de administração via oral. A suplementação mal administrada ou de qualidade duvidosa pode causar problemas sérios em portadores de certas doenças e até levar a patologias indivíduos sadios. As gordurinhas inteligentes podem passar para o lado negativo causando danos.
Use sua alimentação como suplementação dos ômegas 3 – EPA e 6-DHA!
Recomendo a ingestão de peixes do mar três vezes por semana, todo dia ingerir 4 a 5 castanhas, utilizar azeites de oliva nas saladas e confecção dos assados e outros com moderação. Beber 3 vezes por semana a água de um coco verde fresco e, depois raspar e comer a poupa branca e mole do coco verde.
Leia o Artigo sobre as “gordurinhas más” que são os lipídios saturados e trans, para realizar melhores escolhas e melhorar sua performance física e mental.